domingo, 11 de novembro de 2012

Répteis


                                                            Répteis



Características:


* Membros locomotores situados no mesmo plano do corpo (justificando assim, o rastejamento do ventre no solo);
Na maioria dos répteis, os membros perpendiculares ao corpo não servem para sustentá-los. Sua função é apoio - ajudar o animal a locomover-se. Por isso, todos os répteis são rastejantes.
Algumas lagartixas e camaleões praticamente se locomovem apenas com as patas traseiras. E as cobras que nem mesmo patas possuem — rastejam de vez, ou seja, seu ventre arrasta-se no chão.
* Pele seca e freqüentemente recoberta por fâneros, como escamas, placas dérmicas, plastrões e carapaças.
Em muitos casos, ocorrem mudas dos tegumentos, com a eliminação das camadas mais superficiais da epiderme;
* O sistema digestivo é completo, com glândulas bem desenvolvidas, como fígado e pâncreas, terminando em cloaca;

* A respiração é estritamente pulmonar (os répteis possuem um pulmão com alvéolos, portanto melhor que o dos anfíbios);

* A circulação é fechada, dupla e completa;

* São pecilotérmicos;
Desenvolvem-se diretamente de um ovo amnioto. 

Reprodução

Estes animais, em sua maioria, botam ovos (ovíparos) e estes são chocados pelo calor gerado pelo Sol. Porém, há alguns tipos de cobras e lagartos que já põe os seus filhotes formados. Sobre suas principais características físicas, vale dizer que a pele é formada por duras escamas e, também que, muitos répteis, respiram através de pulmões, isto vale também para os que vivem dentro ou perto da água.
Os répteis põem menos ovos que os peixes e anfíbios, pois o sucesso reprodutivo é maior. Seus ovos possuem adaptações para o desenvolvimento em ambiente terrestre, as quais diminuem a mortalidade de embriões: os ovos são revestidos por uma casca dura que os protegem da desidratação, possuem estruturas como o âmnio que protege o embrião contra a desidratação, a deformação e contra choques mecânicos e, o alantóide que funciona como um reservatório de substâncias tóxicas produzidas pelo embrião durante sua permanência dentro do ovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário