domingo, 11 de novembro de 2012

Mamíferos


                                                                  Mamíferos



características:


• Reprodução :

Os mamíferos têm reprodução sexuada. Os machos possuem um órgão copulador que lhes permitem introduzir os espermatozóides no corpo da fêmea. São vivíparos: uma vez fecundado, o óvulo se transforma num embrião que se desenvolve dentro da mãe. Desta forma, a mãe pode dar ao filhote o alimento e o oxigênio necessários para seu desenvolvimento e, ao mesmo tempo, recolher o dióxido de carbono e os produtos residuais para expulsá-los.
O viviparismo é possível porque a mãe e o filhote estão ligados pela placenta. A placenta é um órgão que liga o sangue materno com o do filhote.


  1. sistema digestório dos mamíferos é completo, começando pela boca, cheia de dentes e terminando no ânus. Possuem as mais variadas dietas e estratégias de captura de alimento.
  2. O coração é completamente dividido em 4 câmaras: 2 átrios e 2 ventrículos. A circulação é dupla, fechada e completa. As hemácias são anucleadas e esféricas. O pigmento respiratório é a hemoglobina.



  3.    Respiração
É apenas pulmonar. Exceto nas girafas, a laringe possui cordas vocais.
Reprodução  4.    Os mamíferos são dióicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. A grande maioria das espécies é vivípara, existindo espécies ovíparas (ornitorrinco) e ovovivíparas (canguru).
Ovíparos: os ovos se desenvolvem fora do corpo da fêmea
Ovovivíparos: parte do desenvolvimento é dentro do corpo da mãe, o restante é no ambiente;
Vivíparos: todo o desenvolvimento do embrião é dentro do corpo da fêmea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário