domingo, 11 de novembro de 2012

Equinodermos


Equinodermo


características:
  1. São todos marinhos.
  2. Possuem um esqueleto rígido de calcário.
  3. Eles podem ter espinhos e é dai que vem o nome do filo.
  4. O corpo dos equinodermos é dividido em várias partes iguais que se chama simetria radical ou radiada.
  5. No corpo dos equinodermos à uma rede de canais por onde passa a água do mar passa.
  6. O tubo digestório se projetam fora do corpo do animal e forma os pés ambulacrários ou ambulacrais eles servem para o animal se locomover.
  7. O tubo digestório deles é completo.
  8. A respiração e realizada através das brânquias e pelos pés ambulacrários.
  9. Os sexos são separados.
  10. Se um braço deles é arrancado se originam outros no lugar.
  11. Reprodução

    Sexuada
    Os equinodermos realizam reprodução sexuada, isto é, reprodução com a participação de gametas. Eles possuem sexos separados e a fecundação externa ocorre na água. Seu desenvolvimento é indireto, pois as larvas se transformam em animais jovens com forma própria.


    Pepino-do-mar
     
    Regeneração
    Quando a cauda de uma lagartixa é cortada, em poucos dias cresce uma nova cauda, regenerando-se. Isso também acontece quando uma estrela-do-mar perde um dos braços.
    Esse fenômeno de regeneração de parte do corpo representa uma vantagem para esses animais, que, quando atacados ou em iminente perigo, "entregam" parte do seu corpo para o predador, enquanto procuram se esconder.
    Se o disco central estiver intacto, há espécies de estrela-do-mar que conseguem se locomover e se alimentar com apenas um dos braços, enquanto ocorre o processo de regeneração através de divisões celulares. O pepino-do-mar, em situação extrema de perigo, deixa parte de suas vísceras (órgãos internos). Isso é vantajoso, pois distrai os predadores e lhe dá tempo de escapar

Nenhum comentário:

Postar um comentário